Na madrugada deste domingo (26/08), o Banco do Brasil apresentou contraproposta às reivindicações dos funcionários da instituição. A oferta é de 5% de reajuste nos salários e benefícios, assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com validade para 2 anos.
Um grande avanço na mesa de negociações foi a conquista da cláusula de quitação antecipada, a partir do mês de 01 de setembro de 2019, mediante reajuste do Adicional de Função Gratificada – AFG em relação aos Valores de Referência – VR das Respectivas Funções, no percentual de 28,125%.
O banco havia anunciado que não renovaria a cláusula do acordo coletivo que prevê o reajuste diferenciado do Adicional de Função Gratificada – AFG.
Após muita insistência, o BB mantém a cláusula que prevê três avaliações para descomissionamento por desempenho
Outra conquista dos bancários foi a manutenção da cláusula que garante a observação de três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios, para efetivação de descomissionamento por desempenho.
O banco PRETENDIA retirar a cláusula do acordo que condiciona o descomissionamento por desempenho a três ciclos avaliatórios insatisfatórios.
Banco de horas
O Banco apresentou uma proposta para adoção de Banco de Horas, com as seguintes características: período de seis meses para compensação com folgas, sendo um dia acumulado para um dia folgado e, caso a compensação não ocorra em até seis meses, o saldo de horas será convertido em espécie e pago no mês subsequente, com o devido adicional de hora extra, ou seja, com o acréscimo de 50%.
Redação das cláusulas
O Banco ficou de disponibilizar as redações das cláusulas na próxima segunda-feira, após o ajuste de redação de algumas cláusulas.
Avaliação
Graças ao esforço de todos, apesar da retirada de direitos pela legislação trabalhista, os funcionários do BB manterão os direitos conquistados ao longo de muita luta e receberão ganho real.
A quitação antecipada, a partir do mês de 01 de setembro de 2019, mediante reajuste do Adicional de Função Gratificada – AFG em relação aos Valores de Referência – VR das Respectivas Funções, no percentual de 28,125% representa uma grande conquista.
A manutenção da cláusula das 3 avaliações, conquistado com muita luta, representa o resultado de muito esforço e debate.
A íntegra da proposta está disponível link: 20180821 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO BANCO DO BRASIL COMPARADO
Vamos levar a contraproposta para apreciação das assembleias.
COMISSÃO EXECUTIVA BANCÁRIA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO – CEBNN/CONTEC