A partir das 17h30 desta terça-feira (11), realizou-se, via remota/virtual, a quarta reunião entre a Comissão de Negociação da CONTEC ea Comissão de Negociação da FENABAN, para debate das reivindicações dos bancários, objetivando manter os direitos convencionados na CCT vigente e agregar outros benefícios, para melhor qualidade de vida dos trabalhadores e aperfeiçoar o atendimento da sociedade.
Na reunião foram debatidos temas de saúde e condições de trabalho, com insistência em alternativa para a manutenção dos planos de saúde pós-aposentadoria, especialmente durante este período de pandemia, negado pela FENABAN, que se dispôs a continuar tratando da questão em comissão temática. Debateu-se também a política de saúde e qualidade de vida, havendo a FENABAN se manifestado favorável à manutenção. Quanto ao tema acidentes de trabalho, a FENABAN também se manifestou pela manutenção da cláusula nos termos da CCT vigente. A propósito da questão do afastamento por doença superiores a 15 dias e períodos transitórios especiais de afastamento por doença, a FENABAN concordou com a renovação da cláusula 54 da CCT vigente, avançando com a supressão da exigência de que trata a alínea “c” do caput. A respeito da proteção à empregada gestante, a FENABAN concordou tão somente em levar o assunto para debate na Comissão de Prevenção de Conflitos.
As próximas reuniões estão agendadas para realizar-se no próximo dia 13, a partir das 9 horas e no dia 14, a partir das 14 horas.
Recomendamos que as entidades sindicais informem os bancários a respeito da campanha salarial, procurando mobilizá-los, em apoio à Mesa de Negociações, para que a FENABAN atenda as reivindicações apresentadas.
Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC