Na tarde desta segunda-feira (15/3), foi realizada reunião, por videoconferência, da Comissão de Diversidade Fenaban/CONTEC. Participaram do encontro virtual 41 pessoas, entre dirigentes sindicais da CONTEC, Federações e Sindicatos de bancários.
Na primeira reunião do ano, os membros do colegiado fizeram uma retrospectiva das ações de combate ao assédio e violência contra a mulher dentro das instituições bancárias. Segundo os dados coletados, de abril de 2020 a março de 2021, foram registradas 128 denúncias de mulheres bancárias. Os representantes da Fenaban afirmaram que as denúncias estão sendo apuradas pelos órgãos competentes.
Com a chegada de março – mês em que se comemora as vitórias e lutas femininas – e, ainda com o aumento do número de casos envolvendo violência contra mulheres, o grupo reforçou a necessidade de implementar novas medidas de combate e conscientização. Também foi realizado um amplo debate sobre a eficiência da Lei Maria da Penha (Lei federal nº11340/06) e ainda a relevância de aprovação por parte do Brasil da Convenção 190 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que trata da violência e assédio no mundo do trabalho.
O combate à violência contra a mulher é parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigência e, integra o tema Diversidade, que compreende as cláusulas 47 (Extensão de vantagens – Relação homoafetiva); 49 (Prevenção a violência contra a mulher – Repúdio à violência doméstica e familiar contra a mulher); 49 (Do comunicado interno sobre a prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher); 50 (Do canal de apoio); 51 (Medidas de apoio); 52 (Outras medidas, a critério do Banco); 53 (Da participação do sindicato profissional);
54 (Do acompanhamento); e, 55 (Da responsabilidade do Banco).
Diretoria Executiva da Contec